EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE 1

Unidade teórica: visa apresentar ferramentas essenciais para possibilitar a produção musical de forma autônoma e doméstica, com poucos recursos, como a montagem de um home studio economicamente viável (isto é, o necessário e com melhor custo benefício para uma captação sonora caseira), ensino sobre diferentes microfones (e suas funcionalidades específicas), aparelhos e funcionalidades, input, output (signal flow), ganho, técnicas para melhorar a captação, entre outros.

UNIDADE 2

Unidade teórica e prática: Visa a utilização de softwares de produção musical, instrumentos virtuais e plugins para a produção de músicas de forma autônoma e independente, a compreensão básica do vocabulário técnico de produção, o compartilhamento de conteúdos básicos sobre delays, reverbs e outros efeitos para voz e instrumento. Introduz o tratamento de áudio de voz e instrumento por meio do software e plugins. Introduz o manejo dos aplicativos e softwares de produção, plugins e produção com instrumentos virtuais. Introduz a produção de beats e outras abordagens musicais contemporâneas presentes na música independente e noções básicas sobre equalização.

UNIDADE 3

Unidade teórica e prática: Visa apresentar noções básicas de mixagem e masterização, noções sobre frequências, panning, compressão, equalização e efeitos. Introduz o manejo do software para a finalização (mixagem e masterização) de músicas. Na última aula visa-se apresentar noções sobre cadastro e registro de obras musicais, direitos autorais, lançamentos musicais nas plataformas de streaming e distribuição da música para o público. Introduz noções sobre registro e estratégias de lançamento.

Tema Geral: Produção Musical

Carga horária total: 28horas/aula [10 aulas, de 2 horas cada (totalizando 20 horas de aula) + 8 horas de atividades para casa (duas atividades de 4 horas cada)]

EQUIPE DO CURSO

MINISTRANTE 1

Pianista/tecladista, compositora, produtora e engenheira de som. Natural da Espanha, hoje vive em Joinville (SC). Formada em: Produção Fonográfica (2017-2018) pelo Instituto do Som e Escola de Música Arte Maior, Piano Erudito e Linguagem Musical (2002-2014) pela Escola de Música Villa-Lobos (Joinville, SC). Ministrou as oficinas do “Produza como uma mulher: oficinas de produção para mulheres musicistas em Santa Catarina”, projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021. Em 2013 co-fundou a banda NPKN, pela qual realizou turnê por mais de 25 cidades do Brasil, de 5 estados diferentes. Apresentou-se no festival Bradamundo (2020), Saravá (2021 e 2020), Morrostok (2019 e 2020) entre outros. Ganhou 3 prêmios pela The Akademia Music Awards (Melhor vídeo de música e melhor EP 2023, e Best Latin Song com Vente Conmigo, em 2022) e de melhor grupo internacional do Toronto Independent Music Awards (2015). Compôs e produziu a trilha sonora dos vídeos especial dia dos pais “Bananalama” da cervejaria Stannis (2017). Efetuou trabalho de arranjos e produção do EP da cantora DaLou (2018). Com banda NPKN, participou do concurso "Battle Of The Bands" do Hard Rock Cafe International, sendo a primeira banda a representar o Brasil na grande final do concurso no Hard Rock Cafe da Times Square em New York City, EUA. Produziu, captou, mixou e masterizou em home studio o single “Together” (2020), o EP Women To The Front (2021), e o single Vente Conmigo. Em 2022 trabalhou como diretora técnica e engenheira de som em espetáculos especiais de Natal, em Joinville, Canela e Gramado. Técnica de som no festival Pianístico, e no show “This Is Pop” da Arte Maior.

Kimberly Anahi Arce Neves (Kimberlly Arce)
MINISTRANTE 2 (+ INTEGRANTE DA COMISSÃO AVALIADORA)
Vanessa Cargnin (chovvve)

Artista, produtora musical, compositora, arranjadora, cantora e intérprete. Vive atualmente em Joinville (SC). Formada em Violão Popular e Teoria Musical na Casa Da Cultura Villa Lobos, Joinville (2004 - 2007), Curso de Produção Musical, Joinville (2016), Curso de especialização em Logic pro X, Logic Pro Brasil SP (2021). Em 2011 ingressou na banda Somecents como vocalista e guitarrista e co-fundou a banda NPKN (2013), onde atua como compositora, arranjadora e produtora musical. Com a NPKN, realizou turnê por mais de 25 cidades do Brasil, em 5 estados diferentes. Apresentou-se no festival Bradamundo (2020), Saravá (2021 e 2020), Morrostok (2019 e 2020) entre outros. Ganhou 3 prêmios pela The Akademia Music Awards (Melhor vídeo de música e melhor EP, em 2026; e Best Latin Song, com Vente Conmigo, em 2022); e prêmio de melhor grupo internacional do Toronto Independent Music Awards (2015). Atuou nas funções de produção, roadie, direção técnica de palco e stage manager em diversos shows e espetáculos em Santa Catarina. Produziu e fez arranjos para o EP da cantora DaLou (2018) e para duas músicas do artista Fabio Rivero (2022/2023). Ainda com banda NPKN, participou do concurso "Battle Of The Bands" do Hard Rock Cafe International, sendo a primeira banda a representar o Brasil na final do concurso no Hard Rock Cafe da Times Square em New York City, EUA.

COORDENADORA GERAL
Natana Paula do Amaral Alvarenga (Nattana Alvarenga)

Produtora cultural, cantora, compositora, fotógrafa e bacharel em Antropologia Social (UFSC) (2015-2019). Vive e trabalha em Laguna (SC). Idealizadora e coordenadora geral do projeto Produza como uma Mulher, executado e contemplado em 2021 pelos recursos da Lei Aldir Blanc. Certificada pela escola Music Rio Academy no curso de Imersão em Music Business (2022). Diretora e curadora de arte da 48-27 Produtora. Em 2023 produziu e lançou seu primeiro single, intitulado MOSAICO, sob o pseudônimo “chovvve”, onde atuou como compositora, cantora, diretora de arte, fotógrafa e videomaker. Fez a produção e cobertura audiovisual da segunda temporada do podcast sobre literatura “Uma Odisseia na Roubada”, contemplado pelo prêmio Elisabete Anderle 2022. Criadora e fotógrafa do "Capsula de Echos", projeto de fotografia, vídeo, direção artística de projetos culturais e produção de material audiovisual para artistas independentes. Pelo projeto, produziu a exposição intitulada "Afogada" no Festival de Cinema MECA (2023). É produtora executiva e coordenadora na Umaré Produtora, pela qual produziu a série “RECORTES”, a sessão musical “UmaréSeiseMeia” e a série “BECO” (2021). Pela Umaré, participou da produção, filmagem e fotografia da turnê de Renata Swoboda pelo Oeste Catarinense (2022), projeto contemplado pelo Programa IDC da FCC. Produziu e dirigiu o projeto “Inconclusão: uma palavra feminina”, contemplado pela Lei Aldir Blanc de 2021, de experimentação artística, onde dirigiu e produziu um audiovisual com uma série de videopoesias.

INTEGRANTE DA COMISSÃO AVALIADORA
Anis de Flor

Artista e cantora com seus quase 10 anos de carreira. Em 2022 lançou seu primeiro álbum, “Fértil”, álbum editado pelo Lab Fantasma e que traz sua narrativa como mulher afro-indigena que vive no Sul do Brasil. Trabalhou como cantora em bares e casaS de show de Florianópolis, fazendo versões de músicas consagradas da MPB. Em 2021 abriu caminho para a sua carreira solo autoral com o single “Crua” e gravou o álbum “Força e fé” com o Grupo IMANI. Atuou como compositora e cantora em diversas parcerias musicais e se apresentou como atração de abertura para Liniker e os Caramelows. Foi indicada na categoria “Melhor Intérprete”, no Festival da Canção de Balneário Camboriú (SC), e participou do Festival Sonora (Mulheres Compositoras). Em 2022, também atuou ao lado da Orquestra Camerata de Florianópolis, como vocalista no espetáculo “Bob in Camerata”.

INTEGRANTE DA COMISSÃO AVALIADORA
Andressa Vortmann Versa (Versa)

Graduanda em produção cultural na Uniasselvi, cantora, compositora, produtora e estrategista musical. Participa ativamente das batalhas de rima em todo Brasil, foi integrante dos coletivos de Trama Feminina e Dissemina Produções, por onde produziu eventos culturais e oficinas com enfoque no protagonismo feminino em toda região da grande Florianópolis. Trabalhou na produção de shows de nomes nacionais do rap como Brisa Flow, Luana Hansen e Rap Plus Size. Participou de seminários, debates e eventos de formação sobre política, mulheres e cultura. Como MC, se apresentou em diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, participando de eventos como a Bienal de Cultura da UNE, Semana do Rock Catarinense, Sonoras Ciclo Internacional de Compositoras, TUM Sound Festival e Sofar Sounds. Como compositora, possui três EPs lançados, “Versos Expostos” (2018), “A Confusão das Transformações Inesperadas” (2020) e Plano Perfeito (2022) e dezenas de parcerias musicais com artistas de todo o território nacional, em sua maioria mulheres. Foi a primeira rapper a estampar a capa do Diário Catarinense, um dos principais veículos de informação de Santa Catarina. Participou, na função de assistente de produção, de dois projetos executados em Florianópolis contemplados no Premio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura: a Coletânea Batalha das Mina Significa Resistência e o Festival Agenda Urbana de Grafitti. Atualmente trabalha na agência de marketing PV Marketing, especializada em estratégia e lançamentos musicais e é sócia do Selo Baleia Música.